Curriculum Vitae
Formação Acadêmica/Titulação
2023 (atual) Doutorado em Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes do Universidade Federal do Pará. Bolsista CAPES. Grupo de estudos: Bordas Diluídas: questões da Espacialidade e da Visualidade na Arte Contemporânea. Orientador: Orlando Maneschy. Título do projeto: Desde a Amazônia sonhar com o deserto: deslocamento sul-norte-sul e os processos de criação em contexto de partilha
2012 Especialização em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural no programa de pós-graduação em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, São Paulo.
2006 - 2009 Mestrado em Letras. Trois sujets d'intérêt dans la recherche de "l'or du temps" menée par André Breton. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Brasil. Bolsista CAPES. Grupo de estudos: O surrealismo e seus diálogos com a modernidade: aproximações interdisciplinares – SURRDIAL/GpesqCNPq-UFRGS.0381
2000 - 2005 Graduação em Letras. Bacharelado em Tradução português-francês/francês-português UFRGS, Porto Alegre, Brasil. Bolsista CNPq. Projetos de pesquisa: A recepção das vanguardas literárias europeias na imprensa de Porto Alegre (1900-1949), coordenado pelo prof. Robert Ponge (2001-2005)
Prêmios
2022
Prêmio Branco de Melo - Fundação Cultural do Pará, para realização da exposição individual Linhas em movimento, com curadoria de Marisa Mokarzel, Galeria Theodoro Braga, junho-junho, Belém/PA.
Prêmio Imagens Cotidianas: incentivo às artes visuais e fotografia 2022, Sesc-PA, pela obra Caxina Machu, assinada pela RaioVerde.
2020
Prêmio Preamar de Cultura e Arte – Produção e Circulação nº 004/2020, Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Pará, pelo projeto Mundos Imaginados: campos de partilha em impressos e publicações independentes. Desenvolvimento de Laboratórios de criação, ativação de processos artísticos, curadoria processual e criação de publicação homônima em colaboração com RaioVerde. https://raioverde.site/mundosimaginados
Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga pelo projeto Elaboração de projetos para acervos fotográficos: um estudo de caso dos arquivos Fotoativa.
2016
Prêmio Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística 2016 - SEIVA. Fundação Cultural do
Pará. Projeto A Palavra é o Limite.
Participação em exposições
2024
WASLA وصلة Marseille-Alger-Ghardaïa, exposição coletiva, obra Lignes de Ghardaïa. Curadoria: coletivo Suspended spaces. Institut Français d'Alger, 1 de setembro a 5 de outubro de 2024, Argel, Argélia.
Navegantes, exposição coletiva, obra Ciclos (ou todo pó vira estrela), RaioVerde. Curadoria John Fletcher, assistência Jomara Santos e Raphael Melo. Associação Fotoativa, 4 a 31 de agosto, Belém/PA.
Sobre a fragmentação dos corpos e multiplicação das formas. Exposição individual. Curadoria: Thiago Lima. Espaço Cultural Silveira Athias, 17 de maio a 31 de julho, Belém/PA.
FotoAtiva 40 anos – teia, fluxos e resistência. Exposição coletiva, obra s/ título, da sérieAmazônia XXI, RaioVerde [Camila Fialho & José Viana]. Curadoria Orlando Maneschy e Maria Christina. Sesc Ver-o-peso 13 de abril a 19 de julho, Belém/PA
Origem, exposição coletiva, obra Encontro de dois fluxos de linhas em movimento expandido I. Galeria Benedito Nunes, Belém/PA, de 20 de março a 12 de abril. Curadoria de Emily Guimarães.
2023
OUBOUR / عبور – Marseille / Alger / Ghardaïa, com a série Lignes de Ghardaïa, Art-cade Galerie des grands bains douches de la Plaine, Marselha/FR, 23 de março a 23 de abril.
2022
Obra coletiva Mapping Fordlândia, com o gesto Herencia, concebido enquanto RaioVerde, junto do coletivo Suspended spaces. Exposição coletiva MAM- BAHIA, dez.2022/jan.2023 http://www.laboratoriourbano.ufba.br/?acoes=laboratorio-urbano-20-anos-3
Obra coletiva Mapping Fordlândia, RaioVerde, junto do coletivo Suspended spaces. Exposição coletiva épouchè (ici) !, com a curadoria de Sally Bonn, no Centre d'art les Tanneries/Amilly, abril-maio 2022.
https://www.lestanneries.fr/exposition/epoche-ici/
Obra coletiva Mapping Fordlândia, RaioVerde, junto do coletivo Suspended spaces. Exposição coletiva épouchè (ici) !, com a curadoria de Sally Bonn, na Galerie des grands bains douches de Marseille (maio-julho), França.
2021
Exposição coletiva Entre Processos, com a instalação Movimento. Curadoria de
Heldilene Reale, Espaço Cultural Candeeiro, 1 de julho a 1 de agosto. Belém/PA.
Exposição coletiva Luz do Norte, 10º Foto em Pauta Festival de Fotografia de Tiradentes,
com a obra Caxina Machu, assinada pela RaioVerde. Curadoria de João Castilho e Pedro
Davi, Câmera Sete: Casa da Fotografia de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, out./dez
http://fotoempauta.com.br/festival2020/luz-do-norte/
2019
Participação da obra coletiva Mapping Fordlândia, com o gesto Herencia, concebido enquanto RaioVerde, junto do coletivo Suspended spaces. Exposição On Fail[l]ed Tales and Ta[y]lors. La Tabakalera, San Sebastián/ES, 09 dez 2019 | 16 Fev 2020. http://www.suspendedspaces.net/entree/Actualite.html
Exposição coletiva Retorno de Fordlândia, com os trabalhos Goutte à goute e Seedspaces, ambos assinados pela RaioVerde, maio-junho.
2018
Participação da exposição Retour de Fordlandia, em La Colonie (Paris) e La Tôlerie (Clermont Ferrand), com os trabalhos Goutte à goute e Seedspaces, ambos assinados pela RaioVerde. http://www.suspendedspaces.net/entree/Retour_de_Fordlandia_-_La_Colonie.html
Participação da exposição Atravessamento: Fotoativa ontem e hoje, com a obra Mulher semente, assinada pela RaioVerde, no Sesc de Sorocaba, out.2018/fev.2019, Sorocaba/SP.
2016
330 (ou sobre uma única viagem). Obra contemplada pela Temporada de Projetos 2016 – Paço das Artes, assinada pela RaioVerde. https://www.pacodasartes.org.br/temporada-de-projetos/2016/artistas/raioverde/biografia.aspx
Colônia (ou como tirar leite de pedras), assinada pela Raio Verde, apresentada em coletiva - Paisagens de Lance. Casa das Onze Janelas, ago-set. http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/08/onze-janelas-recebe-exposicao-de-artistas-pesquisadores-da-ufpa.html
2014
S11D (ou projeto para salvaguardar pedras), em uma colaboração com José Viana. Salão Arte Pará, Museu Belém/PA.
Residências artísticas
2022
Participação do projeto-residência artística TRAVERSER Marseille/Alger/Ghardaïa, etapa
Argélia, organizada pelo coletivo francês Suspended spaces, de 6 a 21 de setembro.
2018
Participação da residência artística embarcada em Fordlândia organizada pelo coletivo
Suspended Spaces, Tapajós/Pará, 27 de agosto a 8 de setembro.
2012
Participação da residência artística 6 # Ateliê Aberto da Casa Tomada, como
pesquisadora, de abril a julho, São Paulo/SP.
Curadorias
2022
Curadoria exposição individual de Marcelle Nascimento, Entre Mundos : memórias de um tempo fora do tempo, Galeria Jupati, Espaço Cultural Valmir Bispo, março-maio, Belém/PA.
2021
Curadoria coletiva da exposição Fotoativa: une expérience photosensible, Biennale Internationale des Rencontres Photographiques de Guyane 2021, nov.2021/jan.2022, Caiena, Guiana Francesa/França.
2020
Curadoria processual da exposição Matérias, individual de José Viana, de 08 de setembro à 09 de outubro, galeria Theodoro Braga, Belém/PA.
http://www.fcp.pa.gov.br/component/content/article?id=3896
2019
Co-curadoria da exposição Sobre Sueños, abismos y otras fronteras – Fotoativa ayer y
hoy, ao lado de Irene Almeida, no Centro de Fotografia de Montevideo, março a julho
http://cdf.montevideo.gub.uy/exposicion/sobre-suenos-abismos-y-otras-fronteras-fotoativa-ayer-y-hoy
2018
Curadoria da exposição Atravessamentos: Fotoativa ontem e hoje, Sesc Sorocaba/SP,
de 4 de outubro de 2018 a 3 de fevereiro de 2019 | Sesc Ribeirão Preto, março-julho de
2019.
https://agendasorocaba.com.br/sesc-sorocaba/atravessamentos-fotoativa-ontem-e-hoje/
Co-curadoria da exposição coletiva do acervo da Fotoativa Outros Documentos, junto de
Orlando Maneschy, Galeria Benedito Nunes, Belém/PA, de 24 de agosto a 21 de set.
2017
Curadoria de Narrativas Erráticas. Exposição de Martín Pérez, jun-jul. Associação
Fotoativa, 1º junho a 1º de julho, Belém/PA.
2016
Curadoria processual Pariwat Jenipapo. Exposição Denis Rodriguez. Acompanhamento curatorial etapa Belém, projeto Não sou daqui, nem sou de lá, contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12a edição, Associação Fotoativa, dez.2016/fev.2017, Belém/PA.
Curadoria processual Alfabeto de Ficções. Associação Fotoativa, set.-nov. Prêmio Experimentação, Pesquisa e Difusão Artística 2016 - SEIVA. Fundação Cultural do Pará. Projeto A Palavra é o Limite. http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/09/fotoativa-exibe-mostra-alfabeto-de-ficcoes-em-belem.html
2015
Co-curadoria da exposição Alastramento, com Véronique Isabelle, no Ateliê 397/SP.
Segunda etapa do projeto Circuito Independe: aproximações possíveis entre Belém e
São Paulo, coordenado pelo pelo Ateliê 397/SP e contemplado pelo Programa Rede
Nacional Funarte Artes Visuais - 11ª edição. http://atelie397.com/alastramento-abertura/
Curadoria e Mediação em Belém do projeto Circuito Independe: aproximações possíveis entre Belém e São Paulo, coordenado pelo pelo Ateliê 397/SP.
Curadoria da exposição Registro do Presente – a doação das Pedras ao Museu, exposição de artista José Viana|RaioVerde, no Museu Casa das Onze Janelas, 25 de fevereiro de 2015, Belém/PA. http://projetoparasalvaguardarpedras.tumblr.com/
2014
Segundo Ciclo. Curadoria da coletiva do Projeto Vitrine 2014, .Aurora, junto com Bruno Mendonça, Mariana Lorenzi e Jaime Lauriano, São Paulo/SP.
Curadoria processual da exposição Tintas Aurora, de Duane Bahia, projeto Vitrine .Aurora,
28 de junho a 02 de agosto, São Paulo/SP.
2013
Co-curadoria com Thaís Rivitti da exposição Onde o Rio Acaba, Projeto Carajás Visuais: Entre Rios e Redes, Programa Rede Nacional Funarte, Ateliê 397/SP.
http://materias.atelie397.com/artigo/onde-o-rio-acaba/
Co-curadoria com Cláudia Afonso da mostra coletiva de abertura do espaço .Aurora: , São Paulo/SP.
2012
Curadoria e Produção do projeto Michê – coisas que fazemos por dinheiro, mas com muito prazer, do Ateliê 397, São Paulo http://materias.atelie397.com/artigo/miche-%E2%80%93-coisas-que-fazemos-por-dinheiro-mas-com-muito-prazer/
Lugares de partilha Educação | Formação
2023
Linhas em Movimento: entre o ponto e a linha - laboratório experimental de criação Usina da Paz Cabanagem, Belém/PA, Ja.Ca, 30h.
2022
Mulheres radicais: Poética Feminista Na Arte Contemporânea Latino Americana, Casa da Linguagem Artes | Fundação Cultural do Pará, workshop, 20h.
Diálogos Curatoriais. Acompanhamento de processos e projetos artísticos. Iniciativa
autônoma, atendimentos individuais on-line desde 2020.
2021
Caminhos da Curadoria I e II – Casa das Artes | Fundação Cultural do Pará, junho, 20h workshop.
2020
Mundos Imaginados - laboratórios experimentais de criação em rede, 12h.
Laboratório Virtual Criação de Portfólio para artistas visuais, Associação Fotoativa, ambiente virtual, 13h.
Gestão Cultural e outras experiências profissionais relevantes
2023
Júri FCP - Prêmio de Incentivo à Arte e à Cultura, 2023.
Juri Prêmio Branco de Melo 2023.
2021
Presidência Associação Fotoativa, março de 2017 a maio de 2021.
Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Associação Fotoativa, desde junho de 2015.
2020
Coordenação Geral Edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc Pará, uma parceria entre a
Associação Fotoativa e a Secult-PA.
2019
Co-coordenação do projeto Saraus da Memória Fotoativa ao lado de Miguel Chikaoka.
Fotoativa: 1º Sarau da Memória pelos seus 35 anos
Participação em seminário Uma agenda para Fotografia: Fotografia em Movimento (s), organizado pelo Laboratório de História Oral e Imagem da UFF e GT de Cultura Visual, Imagem e História da ANPUH-RJ, participação na mesa Fotografia Popular e apresentação de Relato de Experiência: Associação Fotoativa – um percurso histórico, 12 e 13 de dezembro.
Participação em mesa redonda: Fotoativa ontem e hoje, ao lado de Miguel Chikaoka e Patrick Pardini, Sesc Sorocaba/SP, 6 de out.
2018
Participação da mesa Appropriation culturelle, Seminário Internacional Retour de Fordlâdia, un archive à ciel ouvert, novembro, La Colonie, Paris/FR.
Coordenação X Colóquio de Fotografia e Imagem: arquivos e outras memórias, Associação Fotoativa, de 22 a 25 de agosto.
2017
Júri Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, junto de Alexandre Sequeira e Isabel Amado.
Júri Councour Photo da Fondation Alliance Française 2017, Aliança Francesa, Belém.
2016
Coordenação compartilhada da III Mostra de Projeções da Fotoativa – Cidades
Imaginárias, com José Viana e Irene Almeida.
Organização da Mostra - Um Tanto de Nós, um ano depois, resultado do projeto Fotoativa em residência: dois de cá, dois de lá. Galeria Vitória de Barros. Marabá/PA.
2015
Co-coordenação II Mostra de Projeções Fotoativa, com José Viana.
Coordenação do projeto Fotoativa em Residência: dois de cá, dois de lá contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais - 11ª edição.
Mediação em Belém do projeto Circuito Independe: aproximações possíveis entre Belém e São Paulo, coordenado pelo pelo Ateliê 397/SP.
2014
Idealização e Coordenação compartilhada da I Mostra de Projeções Fotoativa, com José Viana.
Co-realização do filme Terra pra quem, com José Viana, produzido pela Comissão Pastoral da Terra de Marabá, projeto financiado pela União Europeia. https://terrapraquem.wordpress.com/
Júri de seleção do projeto Vitrine do .Aurora e acompanhamento do artista Duane Bahia.
http://www.pontoaurora.com/processo-seletivo-vitrine-2014/.
2010
Professor de Francês do NELE (Núcleo de Extensão de Ensino de Línguas estrangeiras), UFRGS.
2009
Professor de Francês para adultos em dificuldade de integração (30h), Associação CRIGA
(Centro de pesquisa Internacional Guiana-América). Caiena, Guiana Francesa.
2008-2009
Assistente de língua portuguesa e de desenvolvimento de projetos interescolares (outubro de 2008 - junho 2009, 12h/semana). Academia da Guiana, Caiena, Guiana Francesa.
Artigos / Textos
- "André Breton e o México - apontamentos sobre o olho selvagem". In: Entre mundos: ensaios sobre
vanguardas, literatura e tradução em homenagem a Robert Ponge.1 ed.Porto Alegre: FCM, 2020, v.1, p. 74-100.
- “A palavra é o limite : a fala e a escrita em práticas artísticas contemporâneas, Alexandre Sequeira e Marcílio Costa em perspectiva”. Artigo: Camila do Nascimento Fialho, Érika Azevedo. Revista SoLetras, n. 32 (2016): Intermidialidade e Interartes: abordagem teórico-crítica da expansão da narratividade para as mídias contemporâneas. Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN), vinculada ao Departamento de Letras (DEL), da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/25991
- “A fotografia como lugar de partilha e atravessamento com outras linguagens artísticas – Fotoativa em Residência: dois de cá, dois de lá.” Relato de experiência por Camila Fialho, publicado em anais de evento. Poéticas da Criação: p.262-269 https://www.4shared.com/office/xjiwBSwmba/Anais_-_Poeticas_da_Criacao_ES.html
- "Entre a euforia e a depressão: ocupações urbanas irregulares no sudeste do Pará, frente aos grandes projetos desenvolvimentistas da Amazônia". Camila Fialho e José Viana, a partir do videodocumentário Terra pra Quem, com reflexões da professora Dra. Violeta Refkalesfky Loureiro. Nossa Voz, nº 1015, julho/agosto/setembro/outubro, ano LXIX. São Paulo: 2015. https://issuu.com/casadopovo/docs/_________nv_05_grafica_final_bx
- Registro do Presente – a doação das Pedras ao Museu, texto para exposição homônima no Museu da Casa das Onze Janelas, 2015. http://www.projetoparasalvaguardarpedras.tumblr.com/
- Música incidental em fotografias inaudíveis, por Camila Fialho. Texto sobre o trabalho de Pedro Gallego.
http://pedrogallego.weebly.com/musica-incidental.html
- Da Antropofagia ao consumo indigesto: Como era gostoso o meu antropófago, texto para catálogo do grupo Indigestão, Programa Funarte 9º edição, sobre performance realizada no Ateliê 397.
- Salas do Sertão, por Ana Letícia Fialho e Camila Fialho. Texto sobre o trabalho de Maurício Pizani.
http://mube.art.br/expos/salas-do-sertao-mauricio-pisani/
- Headshot, por Camila Fialho. Texto sobre o trabalho Headshot, de Marcelo Amorim.
http://marceloamorim.tumblr.com/headshot