Sobre a resistência das linhas (para Orlando Maneschy, com amor
_ 2024 _ performance
_ vídeo, 15min.24 | Edição: José Viana
_ imagens: Bárbara Müller, Dany Neves, Hugo Kloeckner, Paula Vanessa e Thiago Lima
A performance realizada no finissage da exposição Sobre a Fragmentação dos Corpos e a Multiplicação das Formas, na galeria do Espaço Cultural Silveira Athias, não foi exatamente planejada. Inspirou-se do desejo de gesto de Orlando Maneschy que queria lançar-se contra as linhas da instalação Paralelos de linhas táteis, despedaçando com seu próprio corpo a obra.
Diante da inviabilidade de sua presença, e instigada por Thiago Lima com quem tinha comentado sobre a ideia de performar o desejo de gesto de Maneschy, a artista decidiu lançar-se ela mesma contra as linhas.
Foram cerca de 14 minutos de confronto, seu corpo a brigar com as linhas que resistiram bravamente até a primeira ruptura. Num jogo de vai e vem, experimenta a resistência da matéria até então intocada. A intensidade das investidas aumenta gradativamente, tornando-se uma luta corporal de fôlego.
A performance que aqui se apresenta em vídeo resulta dessa experiência que abre uma nova janela de investigação, a linha como matéria de resistência que também impulsiona o corpo ao movimento.



