mundos imaginados
Mundos Imaginados é uma coleção de gestos poéticos organizada em 5 pequenos livros, alguns postais e cartazes, resultado de projeto homônimo que reuniu 40 artistas em 3 Laboratórios de Criação, conduzidos por Camila Fialho entre novembro e dezembro de 2020, em uma dinâmica de trocas de experiências e compartilhamento de processos artísticos desde Belém, Amazônia brasileira.
Sob a assinatura da RaioVerde, a publicação traz criações impulsionadas pela provocação de imaginar mundos a partir de 7 movimentos fabulativos. Desde o contexto pandêmico, abre uma perspectiva de construção de uma rede de criação em expansão, conectando 5 cidades do Estado do Pará com Minas Gerais, Pernambuco e Quebec, no Canadá. E conta ainda com um ensaio sobre os processos ativados nos laboratórios, entre fricções e contaminações.
Acesso à publicação virtual e audio-livros aqui
https://raioverde.site/mundosimaginados mundos imaginados
Laboratórios Experimentais de Criação em Rede
inscrições gratuitas até 30 de outubro de 2020
Num contexto regido por incertezas, este é um convite para imaginar sobre quais mundos queremos pisar num futuro não muito distante.
Em que campos de partilha repousam nossos sonhos?

Mundos imaginados quer dialogar poeticamente sobre esses lugares possíveis e impossíveis, utopias desejadas. Um processo de troca entre participantes e de criação em rede, que ao final resultará em uma publicação impressa e coletiva.
Como pano de fundo, também quer pensar o universo dos impressos e das publicações independentes e formas possíveis de circular criações a partir desse suporte.
Como dispositivo disparador de gestos poéticos, o Laboratório Experimental de Criação em Rede integra leituras de textos, reflexões, trocas de experiências, provocações, exercícios de escrita, criação de imagens, costuras, desenhos, colagens de acordo com o perfil do grupo formado.
O Laboratório compreende seis encontros virtuais, conduzidos por Camila Fialho, artista-curadora idealizadora do projeto.
* participação gratuita | vagas limitadas


a quem se destina
Artistas, curadores, educadores, escritores, pesquisadores, poetas e criadores em geral interessades nas possibilidades de criação em rede e no suporte dos impressos e publicações independentes.
Pensado para acontecer nas cidades de Belém, Marabá e Santarém, agora de forma virtual, o Laboratório busca tecer trocas entre artistas preferencialmente atuantes no estado do Pará.
condições de participação
ter disponibilidade, interesse e tempo para experimentar a criação dentro e fora dos encontros virtuais;
estar de acordo em ceder gratuitamente imagens de suas experimentações para integrar a publicação coletiva final;
ter acesso à internet para participar de 6 encontros virtuais com duração de 2h cada.
observações
os encontros acontecem uma vez por semana de forma virtual via plataforma zoom;
a publicação coletiva terá uma tiragem de 300 exemplares, com ISBN. Cada participante receberá gratuitamente 2 exemplares impressos.

para se inscrever, é preciso:
estar de acordo com as condições de participação;
preencher formulário abaixo;
atentar para o preenchimento das questões propostas, elas devem guiar seleção de participação caso o número de vagas seja excedido;
eleger um dos três laboratórios de acordo com sua disponibilidade de agenda:
Lab. 1: Terças, das 10h às 12h | 03 de novembro a 08 de dezembro
Lab. 2: Quartas, das 16h às 18h | 04 de novembro a 9 de dezembro
Lab. 3: Quintas, das 19h às 21h | 05 de novembro a 10 de dezembro
* A seleção de participantes observará linhas motivacionais e desenvoltura fabulatória; deseja-se turmas de identidades e linguagens diversas.

cronograma de atividades:
28 de outubro de 2020
bate-papo sobre o projeto Mundos Imaginados
até 30 de outubro de 2020
inscrições para participar dos Laboratórios
1 de novembro de 2020
comunicado aos participantes selecionados
Laboratório Experimental de Criação em Rede
opção 1
terças, das 10h às 12h | 03 de novembro a 08 de dezembro
opção 2
quartas, das 16h às 18h | 04 de novembro a 9 de dezembro
opção 3
quintas, das 19h às 21h | 05 de novembro a 10 de dezembro
Mundos imaginados é uma realização da RaioVerde sob coordenação de Camila Fialho. Contemplado pelo Prêmio Preamar de Arte e Cultura - Produção e Circulação 004/2020 da Secretaria de Cultura do Pará, e conta com apoio da Associação Fotoativa e do Instituto de Arte Vitória Barros.
Sobre Camila Fialho
Artista, curadora e gestora cultural, é colaboradora da Fotoativa desde 2014, membro do Núcleo de Núcleo de Pesquisa de Documentação vinculado ao acervo da entidade. Tem mestrado em Letras (UFRGS) e especialização em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Faculdade Santa Marcelina/SP. Suas pesquisas transitam entre poéticas do deslocamento, noções de território, modos de exploração, memória, tensões entre palavra e imagem, publicações independentes, e práticas colaborativas. Junto de José Viana, conduz a RaioVerde, plataforma de pesquisa e criação compartilhada em artes virtuais.